Mês do Orgulho da Comunidade LGBT #PrideMonth

lgbt-600x576.jpg

LGBT significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. Este post vou especificar mais a Homossexualidade pois considero a informação mais necessária porque, sem querer minimizar sofrimentos, o preconceito é maior e a transexualidade apesar de também ser falada e discutida, é bem "mais aceite".

Para se ter uma ideia, existem registos de Homossexualidade de 12000 a.C. e, com isto, convém referir que em muitas fases da história da civilização era aceite pela sociedade (retratada muitas vezes em artes como cerâmica, pinturas ou esculturas). Claro que toda esta "guerra" começou em algum lado e a teoria é que o primeiro código penal foi imposto no império de um asiático qualquer (não importam nomes porque praticamente ninguém consegue ler). Relativamente a Portugal, apareceram esses códigos penais na altura da Inquisição, leis essas impostas pelo Rei Henrique VIII da Inglaterra. Essa lei era, basicamente, proibir a sodomia em relações homossexuais e a sentença dada era a pena de morte (wtf). Mesmo com o passar dos tempos e com a evolução das mentalidades, esta mesma lei foi mantida e utilizada pelos Nazis. Depois disto, vieram outras formas de castigar os Homossexuais, tratando de considerar a Homossexualidade uma doença mental e executar tratamentos (torturas) na tentativa de "curar" os "criminosos".
Sem sucesso e com a comunidade a conseguir revelar que afinal eram pessoas normais com sentimentos, desejos e tal, os resultados desses "tratamentos" não obtiveram qualquer sucesso.

Surgiram mais tarde as primeiras manifestações pelos direitos dos homossexuais (em Nova Iorque, 1976), ajudando na mudança de pensamentos, ou seja, a teoria deixou de ser crime, doença mental ou algo desse género para considerarem uma consequência do estigma social. Só em 1990, a 17 de Maio, é que deixou de ser considerada uma doença mental pela Organização Mundial de Saúde.

Relativamente a Portugal, maior parte da história é religiosa e vou deixar essa variante para outro Post, especifico apenas marcos/fases importantes:

Dado que a ideologia cristã considera a sexualidade necessária única e exclusivamente para a procriação, todas as outras formas de existir relações sexuais é pecado perante os olhos de Deus, ou seja, homossexualidade era pecado e, como a Igreja dominava (e domina) era considerada crime e julgada, chegando ao ponto de serem queimados na fogueira quem infringisse essa mesma lei. Esta visão manteve se até recentemente, séc. XX mas tem vindo a desaparecer, diminuindo a discriminação e melhorando a olhos vistos a a vida de todos que se viam "fechados no armário" e que agora podem finalmente ser felizes.

Em 2010 foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo e em 2015 foi aprovada também a lei da adopção, dois grandes passos para a comunidade.

camapanha.jpg

Deixo em baixo uns gráficos que incluem as leis não só em Portugal mas em todo mundo (só mesmo para informar o povinho e ver que ainda há um caminhozito a percorrer):

mapaleislgbt.png

20150629_Gay_Marriage_Fo.jpg

Para mais info sobre leis e afins, cliquem aqui ou aqui.

ATUALIZAÇÃO (30/06/17): E o Parlamento da Alemanha aprovou hoje um projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas de mesmo sexo, incluindo o direito à adoção. A nova lei ainda precisa ser ratificada pela Câmara Alta do Parlamento para entrar em vigor, o que deve ocorrer ainda no final deste ano.
ATUALIZAÇÃO (07/12/17): O casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornou legal esta semana na Áustria (entrará em vigor a partir de 2019) e, agora, será também aprovado na Austrália, depois de um década de debates e polémicas.

Na minha humilde opinião, Portugal está, neste momento, num cantinho do paraíso no que toca a discriminação e leis que envolvem a felicidade de pessoas que em pouco ou nada são diferentes. Já quando falamos no resto do mundo, é preocupante e deixa um arrepio de inutilidade na espinha. Algumas notícias assustam, traumatizam, fazem com que milhares de pessoas vivam em segredo por medo do que pode acontecer. Pesquisem no google coisas como "violência lgbt", "ataques lgbt" e coisas desse género. Irão perceber do que falo.

equality-love-pride-lgbt-slogan-rainbow-colors-hand-drawn-lettering-quote-isolated-white-background-fun-brush-ink-100394618.jpg

jInwnLbXqruxnbV-1600x900-noPad.jpg

Links interessantes/Fontes:

MUITO BOM https://www.saberatualizado.com.br/2016/11/homossexualidade-criminalizacao.html

http://internap.hrw.org/features/features/marriage_equality/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_sexual_em_Portugal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Legisla%C3%A7%C3%A3o_sobre_pessoas_LGBT_no_mundo

Aviso: Este post (e provavelmente os próximos) não será traduzido, vou focar me a escrever na minha língua e rezar para o tradutor mundial fazer o seu trabalho.
Warning: This post (and probably the next ones) will not be translated, I will focus on writing on my language and pray for the world translator to do their job.

Sort:  

Hi your post has been upvoted by vis4, the LGBT+ curation bot! Come and visit us on Discord

lgbtbannerdirty0.png

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by PatronumRodrigo from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Heyja! You've got a upvote from @PRP-LGBT, the Curation & Magazine Account for content like yours!