Urubu - da - Mata (Cathartes melambrotus) - Original Photoseries by LordeMau - Amazonia (BR) - March 2025

in #photo20 days ago (edited)

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kathartës, katharizö = limpador, para limpar; e do (grego)melam, melas, melanos = preto; e brotos = dos mortos. melambrotus = preto como o local dos mortos. ⇒ Limpador preto dos mortos.

urubudamata_05.jpg

Características

Mede entre 75 a 81 centímetros, pesa entre 1,500 e 1,650 quilogramas e apresenta uma envergadura entre 166 e 178 centímetros.

urubudamata_01.jpg

Alimentação

Alimenta-se de animais mortos no interior da floresta, na maioria das vezes carcaças de mamíferos, como macacos, preguiças e tatus. Assim como seus congêneres, localiza as carcaças através do olfato apurado. Geralmente voa baixo sobre o dossel da mata para detectar odores de carniça, e ao detectar uma possível carcaça, desce até o local. No Tocantins a espécie tem se adaptado em áreas degradadas, onde alimenta-se principalmente de carcaças de gado e animais mortos nas rodovias.

urubudamat_03.jpg

Reprodução


Nas únicas observações, realizadas na Guiana Francesa, relata-se a nidificação no interior de um oco de árvore, onde foi realizada a postura de dois ovos.

urubudamata_04.jpg

Hábitos

Habita matas de terra firme e de várzea, matas primárias e ribeirinhas, raramente aparecendo em áreas degradadas. Em alguns locais, ocorre simpatricamente com C. aura e C. burrovianus, sendo o urubu-da-mata a espécie dominante quando está entre as carcaças grandes. Costuma voar alto nas horas mais quentes do dia, plana de asas esticadas e não em “V” como outros Cathartes; geralmente encontrado solitário ou em pequenos grupos.

urubudamata_02.jpg

Distribuição Geográfica


Endêmico da região amazônica, ocorre na Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru e norte do Brasil.

Fonte: WIKIAVES

lordemau_photography.png