Guia Básico de Sobrevivência CryptoMoedas

in #btc7 years ago

Guia Básico de Sobrevivência CryptoMoedas

Mineração e Investimentos

Por MateusRM, AKA – Agent_Smith
Março de 2018 - Versão 1.0

Distribuído sob a Licença GLP 3.0

Pode ser copiado livremente.
Pode ser modificado livremente.
Pode ser acrescentado livremente.
Pode citar ou não o autor original.
Proibido mentir para o leitor.
Obrigatório fazer o leitor pensar por si só.
Um bom escritor é um bom leitor, crítico e pesquisador.
Torcedores e pessoas sem argumentos não são bem-vindas.
Manipular o mercado (especuladores) assumem-se grandes riscos de ganhos e perdas necessitando de montantes enormes de capital. Pense bem antes de entrar para o time dos lobos, você pode ser o jantar ao ser convidado para entrar na “irmandade”.

Agradecimentos:
Pai, Filho e Espírito Santo. Shalon.

Doações (ordem preferencial):

Moeda: PIRL
Carteira: 0x9E54F8d58429ff497f3e93ac74389bBE163b054F
Site Oficial: https://pirl.io/

Moeda: WAVES
Carteira: 3P7c5EpamqdBYgTgBvCRK7vr3LogSaBnQDg
Site Oficial: https://wavesplatform.com/

Moeda: BTG
Carteira: GchR6r9NyfNP1pc3PW7UGHZBcqkph4GmgF
Site Oficial: https://bitcoingold.org/

Moeda: Tron
Carteira: 0xd4330225892db2fbfa64fc08e83167387b364eb9
Site Oficial: https://tron.network/enindex.html

Moeda: XMR (Monero)
Carteira: 41zRpGUyuSrjfK4UxjD952jBB39nuJrdpTWZxuNMGVeQ8dE3Ct3ChtejXqrT3anyZ22j7DEE74GkbVcQFyH2nNiC3fumKfP
Site Oficial: https://getmonero.org/
Prefácio

Devido ao fato de já estar desempregado desde 2006, e tendo entrado para o mercado informal desde então, resolvi pesquisar sobre essa tal de Bitcoin.

Segundo a WIKIPEDIA, Bitcoin é “ Bitcoin (símbolo: ₿; abrev ISO 4217: BTC ou XBT) é uma moeda digital do tipo criptomoeda descentralizada e, também um sistema econômico alternativo (peer-to-peer electronic cash system), apresentada em 2008 na lista de discussão The Cryptography Mailing[10] por um programador, ou um grupo, de pseudônimo Satoshi Nakamoto.[11][12][13][14] É considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada,[15] e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre”

Apesar de não entender muito bem, recebi um e-mail de uma grande loja de informática sediada aqui no Brasil com uma “promoção” de uma GPU de mineração, com prazo de chegada absurdo de 1 mês. Como não tinha capital para tal (“tinha investido meu patrimônio em uma CPU completa”) e partindo para o desconhecido, emprestei 1400 reais no outrora Maior banco privado da américa latina o qual eu tive o prazer/desprazer de trabalhar por 3,6 anos.

No início, foi apenas mineração CPU/GPU, depois inevitavelmente, pequenas trocas nas exchanges, sendo a principal a famigerada manipuladora HITBTC, sediada nos USA apesar de uns dizerem HK, outros Londres.

Tenha em mente os seguintes aspectos atuais:

1 – Impossível adquirir GPUS de mineração atualmente, o máximo que vai conseguir é uma RX 470 4GB (defasada para Etheriun, mas ainda boa para o ETC) em torno de 1600,00 reais e 3 meses de garantia tendo a grande chance de comprar uma remanufaturada passando-se por nova. Outras GPUS já ultrapassaram a barreira dos 2000 reais sendo mais viável entrar direto no trading.

2 – Uma GPU, aqui em São Paulo, gera um gasto mensal de 100 reais, e dependendo da moeda, uma entrada de no máximo 50 dólares mês.

3 – RIGs de mineração estão fora de cogitação devido a sua complexidade e alto custo de energia elétrica, um RIG com 12 Gpus Top, a uns 150 Watts cada, passará tranquilamente dos 1500 reais mês.

4 – Alta volatilidade do mercado de cryptomoedas, com o seu valor subindo e caindo absurdamente.

5 – ICOS e scammers de Plantão farão de tudo para te enganar.

6 – Pools de mineração são sempre desonestos então pode pular o quanto quiser, sempre será enganado nos seus Hashes.

7 – Pirâmides Ponzy são bem comuns nesse meio, então leia bem antes de investir.

8 – Reddit não e deus, então procure fontes alternativas em literatura inglesa.

9 – Dificilmente encontrará ajuda e suporte neste meio, sendo necessário ajuda de terceiros (caso não saiba) referente a Investimentos e setup de equipamentos de mineração.

10 – Caso goste de incertezas e do desconhecido, está apto para o jogo.

Capítulo 1 – Mineração, o Básico, Minergate APP

Um programa minerador de crytpo moedas pode ser definido da seguinte maneira:
Um software escrito por um terceiro, que minera (extrai) cryptomoedas de um bloco mediante alguma taxa para o desenvolvedor. Pode ser único ou híbrido, tanto em relação a GPUS ou a Moedas (controlando ATI e NVIDIA simultaneamente; minerando duas moedas simultaneamente).

As principais atividades dos mineradores são: (fonte WIKIPEDIA)

  1. Escutar transações. Primeiramente é preciso escutar por transações na rede e então validá-las checando as assinaturas e se os gastos não foram gastos anteriormente
  2. Manter a block chain e escutar por novos blocos. Mineradores devem manter a block chain. Começam requisitando outros nós pelo histórico de transações que já fazem parte da block chain desde antes do mesmo entrar na rede. Então o minerador escuta por novos blocos que estão sendo transmitidos em broadcast para a rede, validando cada transação bloco e checando se o bloco contém nonces válidos.
  3. Montar um novo bloco. Assim que o minerador tem uma cópia atualizada da block chain, ele começa também a construir seus próprios blocos. Para fazer isto, ele agrupa transações que escutou num novo bloco que estende o último bloco que ele soube e inclui transações válidas
  4. Encontrar um nonce que torne seu bloco válido. Este passo requer a maior parte do trabalho, e é onde ocorre a maior parte da dificuldade dos mineradores.
  5. Torcer para o bloco ser aceito. Mesmo que o minerador encontrou um bloco, não existem garantias de que o bloco fará parte da cadeia de consenso. Existe um pouco de sorte nessa etapa. O minerador deve torcer para que outros mineradores aceitem seu bloco e comecem a minerar a partir dele ao invés do bloco de outro minerador.
  6. Lucrar.Se todos os mineradores aceitam um bloco, o minerador que criou o bloco novo lucra. No começo de 2015, a recompensa por um bloco era 25 bitcoins, o que valiam mais de U$ 6,000. Adicionalmente, se qualquer transação no bloco contiver taxas, o minerador também às coletas.

Para se iniciar, recomenda-se testes etc. Caso você possua um computador, vá até o site minergate.com e baixe seu aplicativo de interface gráfica na seção de downloads.

A mineração é bem intuitiva, bastando escolher o número de núcleos de processador a ser usado e basta entrar no chat que será prontamente ajudado.
As principais moedas mineráveis lá são:

MONERO - BCN -XDN -ZEC -BTG etc.

Pode ser utilizada a GPU ou a CPU para tal tarefa. Lembre-se: tenha os seus drivers de vídeo sempre atualizados. Em geral, GPU onboard não pode ser utilizada para a mineração.

Tudo o que é minerado é vinculado ao seu e-mail de cadastro, portanto sugiro 2 contas: uma para mineração (nunca entre no chat com ela) e outra para entrar no chat e pedir ajuda.

Lição de casa: pesquise as moedas acima no Wikipédia, sues algoritmos de mineração e tudo mais.

Capítulo 2 – carteiras virtuais

Uma carteira nada mais é o local onde os seus recursos virtuais serão acessados de uma forma intuitiva e na maioria das vezes fácil e transparente.

Elas podem ser de vários tipos, sendo as principais:

COLDSTORAGE – são armazenadas num computador e necessitam ser sincronizadas com o bloco de tempos em tempos. Nesse período, caso haja alguma brecha na carteira, você estará se arriscando a ser hackeado.

WEBWALLET – Não há necessidade de sincronismo pois o fornecedor web já as sincronizou previamente. São muito uteis em exchanges quando você troca constantemente. Caso você tenha a carteira web hackeada será impossível rever os fundos. Mais comodidade muito mais riscos.

Hardware Wallet – espécie de pendrive seguro sendo a única brecha o tempo de logar e sincronizar a mesma, ou uma brecha física no hardware no estado da arte. Muito segura.

Papper Wallet – caso você tenha a certeza de gerar a mesma totalmente offline e confie na fonte que gera a mesma, seria a mais segura, porém a mais difícil de lidar. Leia bastante a respeito antes de usar.

OBS – Procure sempre carteiras oficiais e faça o backup da mesma. Gaste tempo em aprender como funciona, crie várias e transfira pequenos valores entre elas. Eu utilizei bastante a SIACOIN, faça sua pesquisa e mão na massa.

Capítulo 3 – Pool de Mineração

Nada mais é do que um conglomerado de mineradores para realizar a tarefa. Logicamente os mais fortes (mais equipamentos e conhecimento) receberão os maiores pagamentos.
Nunca tente fraudar o pool, você será banido e seu IP arquivado no bando de dados da lista negra.
Minha experiência, basicamente foi em:

SLUSH – para ZEC, foi muito fraca e eu recebi muitos INVALID SHARES matando todo o meu lucro. Caso vá usá-lo, atente-se se não está recebendo INVALIDS. Foi o primeiro e o mais confiável para BTC.
MINERGATE – o mais fácil e prático, recomento utilizar o mesmo por pelo menos 1 mês para entender o funcionamento. Lembre-se de criar as 2 contas. Comece com o APP gráfico depois salte para o APP modo texto, ou modo DOS se preferir. Geralmente é o pool mais problemático aqui para a américa do sul, mas vale muito a pena treinar lá até saltar de nível.
Ethermine – o melhor pool para GPUS bem configuradas e de 8GB ou RIGS ETH de mineração. As recompensas são fantásticas e caso tenha poder de fogo minere sozinho que vale muito a pena. Por causa dos constantes aumentos de DAG e dificuldade, GPUS modestas são inviáveis.
Supernva – Minha experiencia lá não foi das melhores, mas é sempre uma boa opção. Taxas de saída muito altas por isso desisti. Pesquise e se te satisfizer ok.
Nanopool – um excelente pool com poucos SHARES e grandes recompensas. Saída bem demorada e ótimas moedas para se minerar. ETC no momento é a melhor opção lá.
PIRL – o maior pool e realmente fantástico e eu recomendo no momento março de 2018 a mineração da mesma. Utilize uma coldstorage, e mãos na massa.
Demais: sempre pesquise o pool de acordo com a sua moeda preferida e com a força de mineração de seus equipamentos. Neste momento a melhor mineração minha e a PIRL e a pior a ZOIN.

OBS – tenha o hábito de leitura constante pois vai precisar e muito.
Capitulo 4 – Exchanges

Uma exchanges e similar a uma casa de câmbio: você entra com uma determinada moeda e na cotação do dia a vende ou troca por outra. Vamos supor que você comprou ou minerou 1 eth e a queira trocar por digamos Bytecoin.
O primeiro passo e verificar se é possível a troca direta, caso seja, na cotação do momento, será efetuado facilmente a troca. Caso não seja, será necessário a arbitrage, ou seja, trocar para a moeda a qual seja possível a troca por BCN, provavelmente BTC.
EX: TROCA DE ETHER POR BYTECOIN

ETH direto para BYTECOIN quando possível;
ETH para BTC e depois BTC para ByteCOIN.

Caso opte pelo HITBTC, faça o demotrade, lá não tem suporte.

Em geral, lá funciona como um cassino em tempo real de apostas, você pode mudar sua aposta em alta ou baixa no momento que quiser, tendo em vista que as moedas de troca no momento são ETH, BTC e theter. Exemplificação:

Usei meu cartão de crédito e em um lugar qualquer eu compre 1 BTC.
1 – Transfira essa BTC para o Hitbtc (pesquise);
2 – Como a btc e uma das moedas de troca, troque pela desejada, ex: BCN;
3 - Agora não quero mais BCN, quero SIACOIN;
4 - Pesquise as moedas de troca para siacoin, digamos somente tehter;
5 – Terá que fazer a arbitrage, trocar suas bcns por btc, btc por tether e finalmente tether por siacoin;
6 – Caso não tenha percebido, somente em taxas deverá ter perdido em torno de 10% do capital;

Portanto, tente fazer um minicurso de trader antes de se aventurar ou faça como eu fiz, eu minerei em torno de 100 dólares e fiz inúmeras trocas sem saber nada, até que aprendi sozinho e na prática.

Capítulo 5 – setup básico para mineração

Abaixo, uma cotação americana, vale apena lembrar que você deve fazer a conversão e acrescentar 50% de impostos brasil:

Sem pestanejar, sem somar, pelo momento, março de 2018, te digo que passa dos 5000 reais.

Logo apenas minere, caso já tenha uma boa GPU.

Com esse valor, é muito mais fácil comprar TETHER, BTC ou ETH, as moedas de arbitrage do momento.

Capítulo 6 – Moedas e carteiras que utilizei

Primeiramente, devo admitir a funcionalidade e também a praticidade e futuro que essas moedas carteiras tem.

WAVES: excelente carteira e também é uma plataforma de troca. Utilizei a carteira no Linux e No Windows. Nenhum problema.

Siacoin – uma excelente carteira de utilização de testes etc. Infelizmente não e mais possível minerar, somente via ASICS. Utilizei no Windows.

TRON – excelente oportunidade via WEBWALLET. Utilizei no Firefox.

ZOIN – excelente carteira Windows mas infelizmente somente minerável via CPU. Realmente não compensa, somente para testes. Utilizei no Windows.

Pirl Nautilus Wallet – utilizei no Windows e no Linux. Excelente.

Hitbtc: excelente leque de carteiras para storage e até mesmo trocas.

Estas são as carteiras e moedas que utilizei e acredito que tenha futuro.

Lembre-se da volatilidade do mercado, ou seja, você deve diversificar os investimentos fatiando-os em percentuais e distribuindo-os nas moedas que você previamente pesquisou e acredita que tenham futuro. Reserve um valor para “daytrade” também. Em março de 2018, praticamente não há mais a figura do “daytrade” devido o mercado estar em forte retração e o preço do BTC ter despencado 50%.
EX:
Capital: 1 BTC
MOEDA A – 10%, B – 25%, C - 50% D – 5% E - 10%.
Regra de ouro: nuca deposite todos os ovos na mesma cesta.
Contato:

[email protected]
[email protected]

Site:
www.salaoazul.com.br

Guia em desenvolvimento, envie suas críticas e sugestões.

Agradecimentos não necessita.

Shalon.