Preço do Bitcoin fica perto de US $ 10.000 no Zimbabwe devido à falta de dinheiro no país
InícioBitcoinPreço do Bitcoin fica perto de US $ 10.000 no Zimbabwe devido à falta de dinheiro no país
Preço do Bitcoin fica perto de US $ 10.000 no Zimbabwe devido à falta de dinheiro no país
Alan Oliveira 20 de outubro de 2017 0
EmailFacebookFacebook MessengerWhatsAppTelegramCompartilhar
De acordo com TheNational.ae, a adoção do Bitcoin no Zimbabue está em disparada à medida que a situação econômica do país parece sombria. Tanto é que um Bitcoin está sendo negociado em quase US $ 10.000 na exchange Golix.io, enquanto a média global está no valor de $ 6,000.00.
De acordo com um comerciante local, o Bitcoin não está apenas sendo comprado por indivíduos, mas por empresas com contas a pagar. O país adotou o dólar norte-americano em 2009 como sua moeda fiat, já que o dólar zimbabuense havia perdido quase todo seu valor.
Na imprensa, LocalBitcoins Zimbabwe tem pessoas comprando Bitcoin na média global, e alguns comprando a criptografia por dinheiro por mais de US $ 10.000 na capital do país. Bitcoin, como esperaria qualquer Bitcoiner, está ajudando as pessoas no país a sobreviver a tempos de incerteza na econômica, já que o Zimbabue está envolvido em uma crise há anos.
Por que o Bitcoin é tão valioso no Zimbábue
No início dos anos 2000, de acordo com a publicação, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, encorajou os cidadãos a invadir fazendas comerciais de propriedade principalmente de descendentes do Reino Unido. Após essas invasões, a agricultura do país entrou em colapso, o que levou o Banco da Reserva do Zimbábue a ficar sem dinheiro.
Leia também Novo Criador de Conteúdo Guia do Bitcoin
Em meados dos anos 2000, o banco decidiu imprimir dólares zimbabuenses para pagar o exército, funcionários públicos e policiais. A impressão em massa de dólares, como seria de esperar, levou a hiperinflação.
A situação piorou tanto que as pessoas levaram em torno de pilhas de dinheiro sem valor e logo começaram a acumular bens para usar como meio de troca. Então, em 2009, Mugabe cedeu e substituiu o dólar zimbabuense pelo dólar americano para se livrar da hiperinflação.
Funcionou e os preços se estabilizaram, mas desde que o Banco de Reserva do Zimbábue não pode imprimir dólares americanos, o país agora os importa para levá-los ao sistema financeiro. O governador do banco de reservas, John Mangudya, afirmou:
“Sim, importamos dinheiro quase todas as semanas e agora estamos importando US $ 10 milhões semanalmente. Quando dizemos que importamos dinheiro, dizemos que importamos dólares porque queremos continuar usando o dólar nesta economia”.
Resultado de imagem para Zimbabwe bank
Então, com as intenções de nacionalização, as exportações começaram a desmoronar e agora, de acordo com a Bloomberg, os bancos racionam dólares para apenas US $ 20 por pessoa, independentemente da quantidade de dólares na conta bancária do individuo. Alguns até dormem fora dos bancos para garantir antes que acabem as notas.
Leia também Governo do Japão está testando sistema Blockchain Q1 2018
O banco central do país, para corrigir o problema, começou a emitir as chamadas notas obrigatórias que supostamente têm o mesmo valor que o dólar dos EUA. A maioria não gostaram da alternativa, uma vez que os fornecedores estrangeiros se recusam a aceitá-los, e algumas empresas cobram prêmios de até 50% para aceitá-los.
De acordo com o economista Vince Musewe, o problema no Zimbabwe hoje não é a falta de bens para comprar, mas a falta de dinheiro para fazê-lo – exatamente o oposto do que era quando a crise do país começou inicialmente. Ele afirmou:
“Havia muito dinheiro, mas nenhum produto nas lojas. Agora, há produtos nas prateleiras, mas não há dinheiro para comprá-los”.
Para escapar da crise do país, os zimbabuenses agora estão se voltando para uma moeda que não irá deixa-los na mão, como as moedas fiat.
Leia também Político russo propõe que banco central siga liderança do Japão para legalizar o Bitcoin
Fonte: Cryptocoinsnews.com
Tradução: Guia do Bitcoin
Acompanhe notícias todos os dias sobre Bitcoin e Criptomoedas:
Telegram: http://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: http://guiadobitcoin.com.br/feed/