[BITCOIN] Pequeno Glossário: Guia Rápido para Iniciantes

in #bitcoin7 years ago (edited)

BLOCKCHAIN

O termo significa CADEIA DE BLOCOS. No blockchain, toda informação de toda transação é armazenada em blocos de dados. Cada bloco possui uma impressão digital, que chamamos de HASH. Cada vez que um novo bloco é criado, ele carrega o HASH dele e de todos os outros blocos anteriores. Isso significa que se alguém quiser invadir as informações das transações dentro do bloco X, ele precisaria também descriptografar todos os outros HASH dos outros blocos. Por isso o nome do sistema é CADEIA DE BLOCOS, todos estão interligados.

1_8prXW2pytbXtDeNxL_LNog.png

Vantagens do Blockchain¹:

  • Ledger distribuído: o livro-razão, sistema de registro das transações e blocos, é compartilhado por toda a rede e todos podem ver;

  • Privacidade: é possível garantir a visibilidade adequada para a rede, já que as transações conseguem ser verificáveis. O termo “adequado” é importante; no bitcoin, todas as informações da transação são públicas. No blockchain, partes sensíveis do ledger podem ser ocultadas (como o endereço de alguém), sem prejudicar a verificação do bloco;

  • Contrato inteligente: um documento que não pode ser alterado depois de escrito. É possível firmar contratos e autorizar (ou não) transações de acordo com os termos estabelecidos;

  • Consenso: as transações são verificadas pelos participantes da rede e não podem ser fraudadas.
    Ledger

  • Livro razão onde ficam registradas todas as transações que passam pelo Blockchain.

Conjunto de computadores que realizam a auditoria dessas transações. Alguns nós escrevem as transações nos blocos, e outros nós verificam se aquelas informações são válidas (através de cálculos matemáticos complexos, criptografia).

MINERAÇÃO

É o ato de realizar esses cálculos matemáticos. Quando um computador realiza esse cálculo, ele recebe uma recompensa, X Bitcoin. Dizemos que ele está minerando e permitindo que surja mais Bitcoin.

BITCOIN

Moeda virtual descentralizada, ou seja, não é emitida por um órgão específico que controla o preço dela, mas por vários computadores trabalhando simultaneamente.

1_psu441pL-8csbgK_xe_M8w.png

ALTCOIN

Moedas alternativas ao Bitcoin, que funcionam da mesma forma, mas possuem particularidades em seu funcionamento, como taxas mais baixas, transações mais rápidas ou criptografias mais seguras. Há cerca de 1.300 delas.

MARKET CAP

Quantidade de moeda circulante, em dólares ou reais. Por exemplo, Bitcoin possui R$770 bilhões de reais em circulação.

WHITE PAPER

Projeto da moeda. Leia, sempre. Você pode encontrar no site dos desenvolvedores do projeto.

FORK

Atualizações nos códigos de criptografia das moedas geram uma bifurcação, chamada de fork. Uma nova moeda gerada a partir de outra, como o Bitcoin Gold que é um fork do Bitcoin.

FAUCET

Sites que oferecem recompensas em Bitcoin a partir de cliques em propagandas.

SCAM

Gíria para golpe ou sites fraudulentos.

BALEIA

Detentor de grande parte de uma determinada moeda, a baleia é um usuário que centraliza a moeda controlando o preço dela (isso vai contra a lógica do mercado, que é a sua grande distribuições, moedas assim devem ser acompanhadas com cuidado).

EXCHANGE

Casas de câmbio, onde você pode trocar moedas por outras, por exemplo, trocar real por bitcoin, bitcoin por litecoin, bitcoin por dólar…os próprios usuários que compram e vendem as moedas, a exchange é apenas uma intermediadora.

WALLET

Carteira, onde você pode guardar suas moedas de forma mais segura. Não é recomendável guardar moedas em exchanges, elas servem apenas para compra e venda das moedas.

TRADE

Operação de compra e venda dessa moeda. Quando você deposita 100 reais, compra X Bitcoin e depois vende, você está fazendo uma operação de trading.

HOLD/HODL

“Segurar” a moeda para esperar ela valorizar e depois vender (ou HODL, como meme).

PROFIT

Lucro

PUMP

Quando o preço sobe muito repentinamente.

DUMP

Quando o preço cai muito repentinamente.

ICO

Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin. Voce compra antes de lançarem, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que você pagou na pré-venda.

ARBITRAGEM

Comprar onde está mais barato e vender onde está mais caro. Exemplo: comprar na exchange A que o preço está 10 e e vender na na exchange B que o preço está 12.

FUD

Prática para estimular o medo, incerteza e dúvida. Exemplo: "vi que a exchange X não é segura e já foi hackeada uma vez, é verdade?"

P2P

Peer to Peer, compra e venda de moedas que não é feita em uma exchange, mas simplesmente entre duas pessoas.

ALFAÇAR

Vender a moeda, geralmente sem que ela tenha valorizado.

MÃO DE ALFACE

Pessoa que alfaça.

DEPOSIT

Depósito de algum valor

WITHDRAWAL

Retirada de algum valor

FEE

Taxas, que podem ser taxas de conversão, taxas de transferência, taxas de saque, etc.

ORDEM DE COMPRA/VENDA: LIMIT

Ou ordem limitada, vc coloca um preço específico e a quantidade desejada, quando a moeda atingir aquele preço, o site ou programa vai comprar/vender pra você. É bom pra deixar lá e ir dormir hahaha

ORDEM DE COMPRA/VENDA: MARKET

Ou ordem de mercado, realizará aquela compra independente no preço que estiver.

ORDEM DE COMPRA/VENDA: STOP-LIMIT

Funciona assim, vc escolhe um preço e diz pro sistema “no momento em que a moeda atingir X dólares você colocará uma ordem LIMITADA de Y dólares”.


OBSERVAÇÕES E DICAS IMPORTANTES

  1. Não pense que investir em Bitcoin é dinheiro fácil. Desconfie de pessoas que te ofereçam dinheiro fácil e cuidado para não cair em golpes. Não faça nada que você não possa fazer por si só e observar seus ganhos de perto.

  2. Da mesma forma que o ativo sobe, ele também desce. Cuidado com a ganância, é melhor um ganho de 10% do que uma perda de 30%.

  3. Não se desespere. Se a moeda cair, vai passear um pouco e esfriar a cabeça, isso te impedirá de vender por desespero, pq ela subirá novamente. Compre na baixa e venda na alta. NUNCA o contrário.

  4. Obedeça os padrões de segurança. Ative o 2FA (autênticação em 2 passos). Escolha uma senha complexa e única, troque-a mensalmente. Cuidado com os sites que frequenta. ANOTE SEMPRE A FRASE DE RECUPERAÇÃO DA SUA CARTEIRA EM UM PAPEL - SIM, PAPEL!

  5. Sempre pesquise o máximo possível sobre a moeda que está investindo. Veja se os criadores são confiáveis, leia o white paper e notícias sobre ela. Priorize moedas com baixo marketcap

  6. Diversifique seus investimentos. Compre de 5 a 10 moedas. Seja organizado, anote os preços que você comprou e a data.

  7. Não se preocupe. Janeiro sempre cai. Aproveite as férias e esqueça o Bitcoin.

Referências

[1] https://tecnoblog.net/227293/como-funciona-blockchain-bitcoin/

Sort:  

Conteúdo excelente. Um minimanual para quem quer entender um pouco mais sobre BlockChain e as Criptomoedas

Bom texto!! Vai ajudar muitas pessoas!!!