Por que a escassez de areia ameaça a construção civil?
Em parceria com a Autodesk e a Redshift, o produtor de rádio, Roman Mars e sua equipe, disponibilizam seis podcasts ligados à missão da exposição de descobrir as formas fascinantes, porém, imperceptíveis, que a arquitetura e o design moldam no planeta.
A guerra global pela areia
Mars explora a escassez de areia na construção. A noção de que o planeta está ficando sem areia pode ser um choque. Afinal, é o recurso mais abundante junto à água e ao ar. Mas também é um ingrediente importante em concreto, asfalto e vidro, e como o concreto armado se tornou um material de construção de escolha no século XX, a demanda por areia aumentou exponencialmente.
Adicione a essa demanda a realidade da crescente urbanização global (e a necessidade de uma média de 13.000 novos edifícios todos os dias até 2050), e a escassez de areia se torna real. Tão real, na verdade, que está atraindo o crime organizado. Pessoas estão sendo assassinadas – por areia.Enquanto isso, o concreto (areia) está prejudicando o meio ambiente. Cerca de 8% das emissões de dióxido de carbono do mundo vêm do cimento, muito mais do que o combustível de aviação em 2,5%.
A esperança é que a indústria de arquitetura, engenharia e construção esteja explorando alternativas à areia como um ingrediente para o concreto (como bambu e materiais reciclados). Ele também está procurando alternativas para o cimento que sequestram carbono em vez de incorporá– lo, como a madeira maciça.