Há Sempre Dinheiro... Só Que Não É Para Todos...
Com tantas carências a olhos vistos, nada melhor que comprar uns carrinhos para a malta combater o insucesso escolar... Isto está ao nível dos candeeiros do Siza Vieira na "festa" da Parque Escolar
Recomendo a leitura do artigo do António Duarte no seu excelente blogue, Escola Portuguesa.
O Paradigma do Sucesso
(...)
Tudo isto é de uma despudorada desfaçatez. Constituíram-se agrupamentos e mega-agrupamentos com escolas distantes, nalguns casos, mais de uma dezena de quilómetros, em zonas do país onde praticamente não existem transportes públicos. Fizeram-se horários para professores itinerantes, que diariamente trabalham em duas ou mais escolas do mesmo agrupamento. Mas nunca se equacionou a necessidade de providenciar meios para a deslocação em serviço destes profissionais. E os professores, reconheça-se, também raramente os reclamaram: quase toda a gente se dispõe a usar o transporte próprio para deslocações que competiria à entidade patronal assegurar.
Claro que, quando se entregam às câmaras e às CIM competências no sector da Educação, a conversa é outra: logo tratam de assegurar, em primeiro lugar, que o seu pessoal não fique apeado. E isto também deve ser, para os professores, uma lição…
(...)